segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mitos e verdades sobre o chocolate

Mitos e verdades sobre o chocolate

 

Saiba o que é verdade e o que não passa de mito a respeito da guloseima.



 

chocolate é uma tentação difícil de resistir. De sabor e textura inigualáveis, a guloseima é de dar água na boca e além de satisfazer o paladar, pode aliviar a ansiedade. O chocolate também é considerado o principal inimigo das dietas, mas continua sendo o doce mais desejado principalmente pelas mulheres.


 

O fato é que existem vários mitos e verdades sobre o chocolate e para comer sem culpa, vale a pena saber o que é verdade ou não a respeito dessa delícia.


Chocolate dá espinhas

 
Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Na verdade o problema está mais relacionado com fatores genéticos e desequilíbrios hormonais.


Chocolate dá enxaqueca

 
Mito. A dor de cabeça e a ingestão de chocolate, como fatores isolados, não estão relacionadas. No entanto, pessoas sensíveis podem sofrer com enxaqueca porque o chocolate possui feniletilamina e cafeína em sua composição.


Comer chocolate faz bem à saúde

 
Verdade. Apesar de calórico, o chocolate contém vitaminas A, B, C, D e E, cálcio e sais minerais como o ferro e o fósforo. Além disso, possui alta concentração de flavonóides, que são substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue.

chocolate amargo é o mais indicado, pois possui maior concentração de flavonóides, já o chocolate ao leite e o chocolate branco são os menos recomendados devido às gorduras saturadas.


Chocolate alivia a TPM

 
Verdade. Isso acontece porque o chocolate estimula sensações de prazer, bem-estar e faz nosso corpo liberar a serotonina, uma substância que pode ser considerada o “hormônio da felicidade”. Além disso, a grande quantidade de açúcar dá bastante energia e diminui o cansaço. São benefícios que ajudam e muito naqueles dias de ansiedade, irritação e outros sintomas da TPM que mexem com as mulheres todos os meses.


Chocolate vicia

 
Mito. Ao contrário do que se diz por aí, o chocolate não vicia e nem causa dependência. Não há nenhuma substância que vicie, o que acontece é que o doce estimula a produção de substâncias que promovem o bem-estar e nos fazem querer consumir sempre o chocolate.


Chocolate diet engorda

 
Verdade. O chocolate diet engorda tanto quanto os normais. Para compensar a falta do açúcar, este tipo de chocolate possui quantidade de gordura superior ao chocolate normal e pode ser até mais calórico. A versão diet do chocolate é indicada apenas para diabéticos. Portanto, não adianta trocar o chocolate tradicional pelo diet na intenção de perder peso, o ideal é consumir com moderação.


By : Thyellen M.
                                                 THE END